sexta-feira, 14 de outubro de 2011

historia dos periquitos


Data de 1840 a introdução de periquitos australianos na Europa (Inglaterra) pelo famoso naturalista Gould. Esta espécie de pássaros é muito conhecida por Budgerigar, que deriva da língua aborígene australianas, que significa "Pássaro Bonito".
No estado selvagem os periquitos habitam vastas regiões de paisagens naturais, especialmente na Austrália. A cor predominante é o verde claro. No entanto existem diversas variedades, tais como amarelos, azuis, opalinos de cor canela, verde escuro, de olhos vermelhos, brancos, cinzentos, entre outras. Mas estas variedades têm vindo a ser introduzidas na Europa ao longo dos anos. No ano de 1910 foi exibida pela primeira vez em Inglaterra, na exposição do Palácio de Cristal (em Londres) a espécie de periquitos azuis. Devido à beleza encantadora, foram inúmeros os criadores que procuraram obter diversas variedades de periquitos azuis. Resultaram os periquitos azuis claros, azuis cobalto. 
 Já na segunda metade do século XX, surgiram o verde-maçã, verde loureiro e o violeta. Toda esta variedade resulta de cruzamentos entre as espécies, para além de mutações nas raças. Mais recentemente, a ambiação dos criadores é prefazerem os mais variados padrões de cores nos periquitos. É o caso dos periquitos australianos opalinos, onde a espécie apresenta diferentes padrões nas asas e na cauda. Também os periquitos de asas claras (brancas ou amarelas) com um peito de cores garridas, para além do grupo azul de face amarela e as espécies malhadas.
Qualquer espécie de periquito pode ser domesticada. Algumas espécies chegam mesmo a imitar a voz humana, quando treinados desde a sua infância. Mas a capacidades destas aves não termina por aqui! São capazes de muitas habilidades, para além da excelente companhia que proporcionam. Os machos apresentam uma maior facilidade na aprendizagem.
Há que ter o devido cuidado com estes animais, pois têm tendência de contrair constipações que podem ser fatais se não forem tratadas devidamente. Principalmente quando expostos a correntes de ar ou em ambientes muito húmidos. O calor tem efeito muito benéfico nestas situações (no entanto não devem ser expostos ao sol, principalmente nos dias de muito calor), sendo suficiente em grande parte das situações e ficam curados em poucos dias. A esperança média de vida deste espécie de pássaros ronda os 8 ou 9 anos, mas pode chegar aos 20 anos! Ao longo da vida, têm dois tipos de penugem: a jovem e a adulta.

0 comentários:

Postar um comentário