Himalaia © Rui Martins e Verena Fuchs (Clube dos Amigos dos Porquinhos da Índia) Foto original (600x334) Wallpaper | Postal |
A pelagem deve ser suave, fechada e o comprimento do pêlo não deve exceder os 3cm. Os animais a exibir em concurso devem ser compactos, com uma forte cabeça e focinho encurvado e orelhas em forma de pétala, sem dobras ou pregas.
As cores mais comuns são o Branco, Creme, Açafrão, Buff, Dourado, Laranja, Vermelho, Lilás, Bege, Slate Blue, Chocolate e Preto.
Podem-se dividir em 4 linhas principais, os UPC, os Agouti, os Acetinados e os de Marcação Específica. Os UPC (Unicolores de Pêlo Curto) apresentam uma cor uniforme ao longo da pelagem.
Os Agouti apresentam em cada pêlo duas zonas de cor distintas, a que se dá o nome de «Ticking». Os Acetinados possuem uma estrutura de pêlo especialmente brilhante e sedosa, sendo possível em qualquer cor e raça. O pêlo do acetinado é oco por dentro, daí o desenvolvimento do brilho, que se extende até à raiz de cada pêlo. Os pêlos são finos, mas estão mais juntos.
Os Porquinhos com Marcações Específicas existem em muitas variedades tais como: Himalaia, Ruão, Dálmata, Tartaruga, Tartaruga e Branco, Brindle, Japonês, Magpie, Arlequim, Holandês e Tan.
Algumas destas variedades são muito populares (ex: Himalaia) e em alguns standards e clubes têm um grande destaque.
Rui Martins e Verena Fuchs
0 comentários:
Postar um comentário