sexta-feira, 14 de outubro de 2011

comportamentos dos gerbil


BATIDAS


Existem dois tipos de batidas : as de medo e as de acasalamento. Se você tiver a oportunidade de prestar atenção, vai perceber que as duas são diferentes. A de medo parece mais ritimada e os outros gerbils ficam parados no local onde estão, podendo responder com batidas também, mas as de acasalamento são têm menos rítimo e os outros gerbils não ligam.
As batidas são feitas com as patas traseiras, geralmente pelo macho, porém algumas fêmeas também dão suas batidinhas de vez em quando.
LIMPANDO E PENTEANDO


Os gerbils têm a mania de pentear e limpar uns aos outros, para mostrar quem é que manda. O gerbil dominante (geralmente a fêmea) pentea o(s) outro(s) para provar que eles lhe devem obediência. Além disso, esse comportamento os mantém limpos
BRIGAS


São dois tipos : a de brincadeira e a de verdade.
As de brincadeira geralmente ocorre quando os gerbils ainda são jovens, duram pouco tempo e não terminam em feridas ou sangramentos.
Já as de verdade duram mais tempo, eles são mais agressivos, rolam formando uma bola e sempre termina com ferimentos. Quando este tipo ocorre, é praticamente impossível juntá-los de novo. Quando você apresentar um gerbil ao outro (veja em
apresentações ), nas primeiras semanas, fique de olho no final da cauda do seu gerbil e veja se não tem nenhum ferimento.

MARCANDO TERRITÓRIO


Algumas vezes, gerbils do mesmo sexo tendem a "cruzar" (mas isso não resultará em gravidez), apenas eles estão marcando seu território. O gerbil macho marca o seu território esfregando a sua glândula de cheiro (localizada na parte inferior da barriga) no local, como por exemplo, no fundo da gaiola, num pedaço de madeira, numa pedra, etc...
ESCAVAÇÕES


Os gerbil, às vezes, ficam tentando "cavar" um lado da gaiola com as patas dianteiras, mas calma, não é nenhuma tentativa de fuga ou estress. É apenas o seu instindo de cavar.
FUGAS


Não se desespere quando isso acontecer. Apenas feche o cômodo onde o gerbil está, retire os demais animais do local e deixe a portinha da gaiola aberta (se isto for possível, se não, coloque um potinho com comida no chão e espere). Em geral, quando isso acontece, os gerbils tendem a dar uma voltinha apenas para sentir o local e depois voltam para a gaiola. Mas se você não souber em que cômodo ele está, deixe a portinha da gaiola aberta (se for possível), retire os outros animais e saia à caça. Tente andar o mais silenciosamente possível e com cuidado para não pisar neles. Os gerbils fazem barulhos enquanto passeiam, se estiver silencioso demais, dê um grito que ele se assusta e sai correndo. Agora é só fechar o cômodo, com um potinho de comida e esperar que ele venha comer. Pronto, você pegou ele !!!
MORDIDAS


Lembre-se de lavar as mãos sempre antes de mexer com os gerbils, pois o cheiro pode confundi-los. Os gerbils são animais muito dóceis, mas de vez em quando, tendem a morder, e como seus dentes são muito afiados, acabam nos machucando. Veja alguns motivos:
  • Fome;
  • Medo ou sentimento de ameaça;
  • Stress, que pode ser causado por excesso de barulho
  • Impaciência por estar muito tempo sem se mover
Mas não se assunte, pois isso geralmente ocorre entre os gerbils de até 6 meses de idade. Se ele está te mordendo, veja algumas dicas para acabar com isso :
  • Você deve acostumá-los primeiro, brincando com ele, mas sem pega-lo de dentro da gaiola;
  • Coloque umas sementes de girassol para ele, perto da porta e enquanto ele come, tente passar a mão nele, mas sem movimentos bruscos, para não assustá-lo;
  • Faça isso sempre, antes de dar a comida a ele, isso mostrará a ele quem é que manda e que se ele não te obedecer, ficará sem comer.
  • Nunca tenha medo, senão ele terá medo de você também.

APRESENTAÇÕES


Uma vez que você tenha um gerbil, ou um casal, ou aind ainda um grupo, não é fácil fazer ele conviver diretamente com outro gerbil. Mas tem algumas manhas que podem ajudar :
  • Limpe um aquário, para tirar o cheiro do(s) gerbil(s) e coloque uma forração nova.
  • Com uma tela de arame fino, separe a gaiola no meio. O intuito é separa-los para que não consigam se machucar, mas que possam sentir o cheiro um do outro.
  • Depois disso, coloque um gerbil de cada lado.
  • Deixe assim de 7 a 10 dias, trocando-os de lado de duas ou três vezes por dia.
  • Depois disso, limpe a gaiola novamente e coloque outra forração.
  • Junte os gerbils e fique de olho para ver se ocorrem brigas. Se não ocorrerem dentro de 3h, a apresentação foi um sucesso.
  • Obs. : Quando for colocar a tela, cheque se ela ficou bem presa, pois algumas vezes as fêmeas podem se atirar contra ela.

0 comentários:

Postar um comentário