sábado, 22 de outubro de 2011

vacinas


Ao contrário do que comumente se apregoa a respeito da falta de necessidade de se vacinar coelhos, lembramos que uma mascote não é um coelho qualquer, é seu grande amigo de estimação, convive com você e seus familiares e, em casos de enfermidades, há uma possibilidade de contágio mútuo.
Para que seu coelho se mantenha em plena saúde, é importante levá-lo a um veterinário especializado para decidirem juntos quais vacinas ele deve tomar:
*  Mixomatose e DHV (somente em localidades afetadas pela doença). A Mixomatose é altamente contagiosa entre os coelhos, mas não se transmite ao ser humano. A vacinação pode ser feita a partir de 6 semanas, mas alguns veterinários aconselham para a 12ª semana. Tem uma validade de 6 meses.
*  Doença Hemorrágica Viral (DHV) é também contagiosa e os veterinários sugerem a vacinação a partir dos dois meses de idade. Esta tem a validade de um ano.
* Raiva: é recomendável a vacinação anti-rábica quando se cria o coelho em espaços abertos, ou quando se pretende viajar de avião com o mesmo.
* Vermes: além das vacinas, convém levar a mascote ao veterinário para fazer uma desparasitação interna (tênias e ascarídeos). É comum o uso de ivermectina 1%, para eliminar ou prevenir casos de vermes. As médias de dosagens são bem pequenas - 0,1 ml/kg.
Vale lembrar:  A ÚNICA PESSOAL CAPACITADA PARA INDICAR  A VACINAÇÃO CORRETA PARA O SEU ANIMAL É O MÉDICO VETERINÁRIO!!!!
Assim que adquirir sua nova mascote, leve-o ao veterinário!

0 comentários:

Postar um comentário