sexta-feira, 14 de outubro de 2011

reprodução e gravidez dos gerbil

Nessa página você verá :

REPRODUÇÃO
As fêmeas dos gerbils atingem a maturidade sexual de 65 a 85 dias, podendo ser antes, se conviverem com machos férteis. Ficam no cio 4 dias a cada 6 dias.
Quando a fêmea fica no cio, o macho tenta cobri-la, se ela aceitar, levanta a pata traseira e a cauda, se não, ela foge. Caso a última alternativa ocorra, o macho ainda tentará ganha-la com umas batidas com a pata traseira. Se ele conseguir, ficará montado nela cerca de 2 min diversas vezes antes dele ejacular. Cada vez que ele sair de cima dela, checará os seus órgãos sexuais e quando os dois tiverem checado, ele ejaculou.
GRAVIDEZ
A gestação dura de 21 a 24 dias, sendo que a partir do 15º dia, a fêmea já toma um formato de pêra e se você olhar mais de perto verá alguns carocinhos. Nessa fase, você deve complementar a ração dela com mais proteína, como ração de gato ou cachorro. Ela poderá ficar mais agressiva, podendo morder ou coisa assim, mas não se preocupe, é passageiro. Quando ela estiver perto de dar a luz (por volta do 20º dia) é recomendado que você lave muito bem a gailoa, pois quando ela der a luz, você deverá ficar uns 11 dias sem lava-la.
CUIDADOS COM OS FILHOTES
Após o nascimento, os filhotes terão cerca de 3 cm e 1 cm de rabo. Terão uma coloração rosada, serão cegos, surdos, pelados e farão apenas alguns ruídos parecidos com pios. Eles não devem ser pegos pois a toda mão humana tem cheiro e ao pega-los, podemos mudar o cheiro do filhote e a mãe pode não reconhece-los mais e excluí-los do grupo, ou até mesmo matá-los.
OS PRIMEIROS DIAS DOS FILHOTES
EM CONSTRUÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário