sábado, 22 de outubro de 2011

relacionamento


Relacionamentos entre coelhos
Relacionamento Macho x Fêmea: A convivência entre coelhos de sexos opostos é sempre a mais pacífica, porém a que exige maior acompanhamento. Logicamente existem considerações a fazer, principalmente quanto a:
Período da infância: gostam de brincar juntos, aquecem-se mutuamente e não têm problemas de agressividade um com o outro.
Período da juventude: convivem pacificamente, porém o macho já quer se exercitar no papel de reprodutor, perseguindo a fêmea e deixando-a freqüentemente agitada.
Período adulto: é o mais crítico. Não desejando que se reproduzam, ou castramos o macho ou os separamos. Optando pela reprodução, após o acasalamento, o macho deverá ser apartado, pois a fêmea necessita de tranqüilidade para o período de gestação e de amamentação.
Relacionamento Macho x Macho: a experiência de juntar dois machos, geralmente, é muito negativa. Não somente pelos ataques que se fazem mutuamente, mas porque a qualidade de vida que usufruem não pode ser a mesma. O êxito depende do caráter do animal, e, tendo em conta que a “territorialidade” é algo nato desta espécie, exigir dos machos que sejam tranqüilos e dóceis é algo muito difícil (não significa dizer que seja impossível).
Relacionamento Fêmea x Fêmea: a princípio não se registram problemas de territorialidade entre elas, porém precisamos vigiá-las para nos certificarmos.
Em certos momentos, percebem-se casos de perseguição e tentativas de montar-se. Podem até nos assustar, mas, no final, o máximo que conseguem é arrancarem-se alguns pêlos, pela excitação do momento. Uma delas pode ser mais dominante, e se enfrentam em alguma ocasião, especialmente quando a mais fraca se aproxima da comida.

0 comentários:

Postar um comentário