sexta-feira, 21 de outubro de 2011

raças e cores


O porquinho da índia doméstico pode ser encontrado em diversas cores e tipos de pêlos, embora poucas raças sejam conhecidas e encontradas no Brasil.

      Existem muitas raças de porquinhos da índia que foram desenvolvidas desde que foram domesticados há muitos anos atrás, cerca de 5000 anos antes de Cristo. As raças variam muito em aparência e objetivo, desde exposições de raças com pêlos longos e cheios, como para uso como cobaias por cientistas. Desde cerca do ano 1200 até a conquista espanhola do Império Inca em 1532, raças selecionadas pelos indígenas sul-americanos resultaram em muitas variedades de porquinhos da índia domésticos, que formaram a base das raças modernas.

Quer conhecer algumas raças e suas características? Veja as raças encontradas no Brasil:

 

Raças

Pêlo Curto (Inglês):
É isso mesmo, porquinhos de pêlo curto são chamados de Pêlo Curto! Essa raça também é conhecida como Inglês. Esta é a raça mais comum e que mais se assemelha à original. Os Pêlo Curto são encontrados em diversas cores e padrões de cores. Os pêlos têm +/- 3 cm, nascem do sentido da cabeça para o corpo e não possui rodamoinhos (rosetas). Sua fórmula genética é rrLL (pêlo liso e curto).

Abissínio:
Originários da Inglaterra, são a raça de criação mais antiga. Os porquinhos abissínios possuem pêlos curtos e ásperos de até 3,5cm, e possuem de 8 a 12 rodamoinhos (rosetas) pelo corpo, ordenados simetricamente. Porquinhos abissínios de pêlo sedoso ou menos rodamoinhos não são padrão. Também são encontrados em diversas cores. Sua fórmula genética é RRmmLL (pêlo áspero, com rosetas e curto).
  
Ridgeback:
São porquinhos de pêlos curtos e lisos, com uma crista distinta nas costas. Geneticamente estão próximos dos Abissínios. Esta raça não é reconhecida oficialmente. Apareceu recentemente na Inglaterra e há pouco tempo alguns exemplares têm surgido pelo Brasil. Embora sua fórmula genética não seja descrita popularmente, deve envolver os genes rrmmLL (pêlo liso, com rosetas específicas formando uma crista, e curto).

Peruano:
Os peruanos são considerados como porquinhos da mais bela raça. São a raça precursora das raças de pêlos longos. Os pêlos são longos, crescem da cabeça para trás, porém possuem duas rosetas posicionadas simetricamente nas ancas, o que faz com que o pêlo caia em direção à cabeça. Possuem uma espécie de "franja" que cai por sobre a face. Requer cuidados constantes com os pêlos, incluindo escovar e aparar regularmente. Penteados, vistos de cima devem ter o formato arredondado. Sua fórmula genética é RRmmll (pêlos ásperos, com 2 rosetas, e longos).
   
Sheltie:
Os shelties (também conhecidos como Silkies em alguns países), assim como os peruanos, possuem pêlos longos da cabeça para trás, porém não possuem nenhum rodamoinho, e os pêlos crescem em direção ao corpo (não há "franja" como o peruano). Geneticamente, é um Pêlo Curto (Inglês) com pêlos longos. Também exigem cuidados quanto à escovação e aparar os pêlos. Penteados, os pêlos vistos de cima devem ter um formato de gota. Sua fórmula genética é rrll (pêlos lisos e longos).
  
Angorá:
São Angorás os porquinhos Abissínios que possuem pêlos longos parcialmente. Geneticamente, possuem uma cópia do alelo para pêlo longo e uma cópia do alelo para pêlo curto (este resultado acontece pois o gene para pêlos curtos, embora seja dominantes, não tem uma dominância absoluta. Leia mais no artigo Genética). Fisicamente, os angorás parecem um cruzamento entre Abissínio e Peruano, em geral tendo pêlo curto na cabeça, barriga, patas e traseiro, e partes de pêlo longo nas costas. O pêlo tipicamente curvado lembra um "rabo de galo".  O Angorá são bastante encontrados no Brasil, mas não são reconhecidos oficialmente como raça, e criadores não indicam o cruzamento de raças de pêlo longo com raças de pêlo curto para evitar tal tipo de mistura na pelagem. Sua fórmula genética não é descrita, porém deve envolver os genes RRmmLl (pêlos ásperos, com rosetas, parcialmente longos devido à dominância incompleta do gene L, que determina o tamanho da pelagem).

Os porquinhos podem ser encontrados em diversas cores e marcações. Veja o artigo Marcações de Cores

 

Você Sabia?

Existem muitas outras raças de porquinhos da índia. Quer conhecê-las e saber mais também sobre as raças descritas acima? Veja o capítulo 3, Raças e Marcações de Cores do livro Porquinhos da Índia, disponível pra download gratuitamente neste site.


Contribua com fotos para esta matéria! Envie uma foto de seu porquinho com o nome dele, raça, cor e seu nome para o email thiagobiscarde@hotmail.com


0 comentários:

Postar um comentário