sábado, 22 de outubro de 2011

corpo


Como funciona o corpinho do seu coelhinho:

OLHOS: os olhos dos coelhos são mais laterais que os de muitos mamíferos, proporcionando-lhes visão mais panorâmica, para que possam detectar algum predador próximo. Enxerga inclusive para trás.
OSSOS: a densidade óssea é pequena, pouco mais da metade da de um gato. O esqueleto do coelho é muito frágil, sendo somente 8% do total do peso corporal, comparado com 13%, no caso do gato. Os ossos largos e a espinha lombar, que estão cobertos por uma grande quantidade de músculos, são muito suscetíveis a sofrer fraturas.
VOMITO: os coelhos não podem vomitar, pois seu lúmen pilórico é pequeno. Isto também o predispõe à acumulação de pêlo no estômago.
ORELHAS: são altamente vascularizadas e ajudam a regular a temperatura, como também a captar os sons. As orelhas são frágeis e não devem ser usadas para segurar um coelho.
CORAÇÃO: o dele bate mais rápido que o nosso a umas 130 a 325 pulsações por minuto.
PAPADA: as fêmeas de muitas raças possuem papada. Esta área é um ambiente rico em dermatites, especialmente em coelhas obesas. Esta parte geralmente fica úmida, principalmente em climas úmidos e quentes.
LÁBIOS: o lábio superior dos coelhos é dividido em dois.
DENTES: crescem continuamente (10 a 12 cm, durante sua vida). Os coelhos apresentam 2 pares de dentes incisivos superiores. O par menor fica atrás dos grandes e esses dentes não possuem uma extremidade afiada. São exatamente eles que caracterizam a Ordem dos Lagomorfos e os diferenciam dos roedores, que não os têm. Caso tenham desvios, precisam ser corrigidos. Leve-o a um veterinário, para que possam ser cortados.
VEIAS: são delgadas e frágeis. A formação de hematomas depois de uma aplicação intravenosa é muito comum.
TESTÍCULOS: são criptorquídeos facultativos (pode aparecer somente um deles), pois o canal inguinal (lateral) permanece aberto durante toda sua vida.
URINA: normalmente é leitosa clara, podendo ocorrer rosada, laranja ou vermelha por conta do metabolismo dos alimentos, principalmente quando ocorre mudança no cardápio. Havendo continuidade na coloração avermelhada, mantenha a alimentação à base de ração e, não perdendo essa coloração, procure seu veterinário. A urina é a via de excreção para o cálcio e o fósforo, diferente de outros mamíferos que a realizam pela bílis.
PATAS: os coelhos não possuem almofadas como outros mamíferos. Estas zonas estão cobertas com uma pelagem abundante.
PESO: o peso de um coelho pode oscilar entre 0,8 kg, nas raças anãs, até 9 kg, nas gigantes.
TRATO GASTRINTESTINAL: Coelhos possuem um estômago único e glandular, um intestino largo e um grande ceco. O ceco tem 10 vezes mais capacidade que o estômago e sua função é digerir a celulose. A microflora intestinal é muito sensível à osmolaridade intestinal, ao pH e a alterações da alimentação (especialmente em coelhos de 4 a 12 semanas).

0 comentários:

Postar um comentário