sábado, 22 de outubro de 2011

exercicios


Proporcione uma vida feliz ao seu amigo…
image_270
O exercício é vital para a saúde do coelho.
Frequentemente as pessoas descrevem os coelhos como sendo fáceis de manter porque “podem ser presos e não necessitam de muito espaço para se darem bem”.
Esta ideia conduziu a que muitos coelhos estejam presos em espaços diminutos a maior parte de suas vidas, com a possibilidade real de desenvolver problemas físicos e de comportamento.
O antepassado do coelho doméstico foi o cuniculus europeu de Oryctolagus do coelho. O espaço territorial normal de um adulto desta espécie é aproximadamente 10 km mas pode ser mesmo maior se o alimento estiver escasso. Este é o excesso da área que o coelho vaguearia cada dia à procura de alimentação.
Os coelhos são projetados anatomicamente de forma a poder mover-se a grande velocidade para iludir predadores. Observe as patas traseiras poderosas construídas para pular. Assim, pegamos nesta raça feita para correr e percorrer grande áreas e colocamo-la em uma gaiola pequeníssima onde mal se pode mexer a maior parte do dia e esperamos que ela prospere.
Algumas pessoas diriam que são “felizes” na sua gaiola, porque o coelho europeu gasta a maior parte do dia quieto sem se mexer mas eles necessitam de exercitar todos os seus músculos, incluindo o coração, fortalecer os ossos, queimar a gordura e o que não pode ser feito quando confinada a um espaço pequeno.
Além disso, os coelhos desenvolvem problemas de comportamento quando são confinados no espaço monótono de uma gaiola pequena.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DO EXERCÍCIO
Obesidade pode ser causada por um número de fatores, mas os dois os mais comuns são uma dieta demasiado elevada em calorias para a necessidade diária e uma falta do exercício, já referida anteriormente.
Tal qual como nos seres humanos, se um coelho se sentar o dia inteiro e se mover apenas o bastante para as exigências diárias mínimas tais como comer, defecar e urinar, não está a queimar muitas calorias, nem vai construir o tecido do músculo.
A obesidade sobrecarrega o sistema cardiovascular, pode prejudicar a auto-limpeza. A cura para a obesidade passa por manter o coelho com uma dieta saudável de alimentos frescos.
Obviamente se o coelho não se puder exercitar, os músculos serão fracos. Isto pode conduzir a uma inabilidade em mover-se corretamente.
O músculo mais importante é o coração. Se o músculo do coração for fraco, o coelho será incapaz de tolerar as situações de stress que ocorrem, como uma criança ou um cachorro curioso que persiga o coelho quando este se encontra fora da gaiola.
Osteoporose - os animais, tal como os os seres humanos, que não fazem o exercício suficiente podem desenvolver a osteoporose . Sabe-se que nos seres humanos o melhor método natural para impedir a osteoporose é fazer exercícios regulares específicos. Os coelhos que são confinados continuamente a uma gaiola pequena podem exibir osteoporose dos ossos. Assim os ossos podem quebrar facilmente quando o coelho for segurado, pular de uma superfície elevada ou saltar rapidamente. O exercício diário é vital à produção de ossos saudáveis.
Funções gastrointestinal e urinária - um coelho que se sente o dia inteiro na gaiola com pouco exercício pode desenvolver hábitos anormais de eliminação das fezes e urina.
Problemas de comportamento - Os coelhos continuamente presos podem exibir muitos comportamentos anormais incluindo o letargia, agressão, mastigação contínua das barras da gaiola (que conduzem às vezes a danos nos dentes), mastigar a pele de forma obsessiva. Os coelhos que exibem estes comportamentos melhoram frequentemente em um ambiente aberto.
CONCLUSÃO: Se não tiver a possibilidade de ter um coelho com o espaço adequado será melhor não o considerar um bom animal para estimação. Será injusto para o animal e para o dono…
fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=270

0 comentários:

Postar um comentário