sábado, 22 de outubro de 2011

dentição


Dentes: crescimento normal e supercrescimento
Os dentes dos coelhos não requerem limpeza, porém, uma vez que os dentes estão em contínuo crescimento, é preciso observá-los se estão crescendo de forma correta e sem desvios.
Eles crescem sem parar (10 a 12 cm, durante sua vida). Os coelhos apresentam 2 pares de dentes incisivos superiores. O par menor fica atrás dos grandes e esses dentes não possuem uma extremidade afiada. São exatamente eles que caracterizam a Ordem dos Lagomorfos e os diferenciam dos roedores, que não os têm.
Caso tenham desvios, precisam ser corrigidos A ação de roer, normalmente, mantém esse crescimento sob controle. Esta é uma das razões para alimentar o coelho com feno, fornecer pedras minerais e brinquedos de madeira para roerem. Um coelho que apresenta má oclusão não consegue roer nem se alimentar de forma normal.
Correção: Não tem tratamento por ser de origem genética, porém, se pode cortar os dentes periodicamente em uma clínica especializada.
Um coelho com super crescimento dos incisivos superiores e inferiores, necessita de corte periódico a cada 3 ou 4 semanas, para que possa ter uma vida de coelho normal.

0 comentários:

Postar um comentário