sexta-feira, 14 de outubro de 2011

saude de seu gerbil

Eis alguns problemas de saúde que seu gerbil pode vir a ter :
Obs.: Aqui têm apenas algumas dicas de como resolve-los, se isso não resolver, PROCURE UM VETERINÁRIO.


ALERGIAS


Podem ser causadas por serragem inadequada (como madeira tratada, pinho), ou por serragem molhada.
Isso provoca problemas respiratórios, sangramentos no nariz e perda de pêlos.
Você pode resolver isso mudando a serragem para granulado de gatos.
TUMORES


Aparecem após os 3 anos de idade, o tipo mais comum ocorre na glândula de cheiro.Ocorre mais nos machos, mas já houveram casos em fêmeas.
São fáceis de remover, pois sua maior parte fica do lado de fora. Leve-o ao veterinário para que ele possa opera-lo.Porém se ele tem entre 3 ou 4 anos, é provável que o tumor volte e a operação pode ser muit estressante para ele. Mas se você decidiu leva-lo para operar, é importante que ele não seja separado do seus companheiros, nem no período pós-operatório. Alguns veterinários irão recomendar deixa-los separados porque os outros gerbils poderão tirar o curativo. Mas o próprio gerbil tira sozinho, então não há necessidade disso.
CAUDA QUEBRADA


Pode ser provocado pela rodinha ou por ser mal segurado. Mas o acidente, em geral, deixa uma fratura exposta e o rabo pendurado. Não é necessário leva-lo ao veterinário, a não ser que infeccione. Ponha um analgésico (como Neosporin) passado no local. Em semanas a cauda deve secar e cair e ela não crescerá de novo. Não há problema nisso, além da estética
ATAQUES DO CORAÇÃO


Os ataques são caracterizados por paralisia em um dos lados. Em geral, os gerbil se recuperam após poucos dias. Você só deve ficar de olho se ele está comendo e bebendo direito. Mas às vezes eles podem ter vários ataques seguidos e morrerem.
PARALISIAS E ESPASMOS


Quandos os gerbils ficam assustados, os espasmos acontecem, mas os gerbils se recuperam sozinhos. Se isso ocorrer quando for colocado em uma gaiola nova, é só coloca-lo na velha de novo.
DIARRÉIA/MAL DE TYZZER


Quando há excesso de alimentos úmidos eles podem ficar com diarréia, nesse caso, é só voltar com a alimentação normal que eles melhoram.
Porém, o mal de Tyzzer já é um pouco mais complicado. Uma dos principais sintomas é a diarréia, mas nem sempre ela está presente e pode matar não só um mas todos os gerbils. Consulte imediatamente um veterinário.
A contaminação se dá quando o gerbil entra em contato com outro animal.

0 comentários:

Postar um comentário