sábado, 22 de outubro de 2011

idade


Comportamento segundo a idade
• COELHO BEBÊ: Os pequeninos somente pensam em dormir, correr e divertir-se, não gostam que lhes mandem nem que lhes segurem. Certamente isso também dependerá de seu caráter. Alguns são mais mimosos e buscam carícias e calor, outros estão mais interessados em explorar o ambiente. Percebe-se que um brinquedo é necessário para seu desenvolvimento e de sua personalidade. Não podemos esquecer que o treinamento mais precoce é muito mais efetivo e quanto antes aprenda boas condutas, melhor para todos.
• COELHO ADOLESCENTE: Com a chegada da adolescência (de 3 a 4 meses em raças pequenas ou 8 a 9 meses em raças grandes), as trocas hormonais provocam, na mascote, alterações no comportamento. O coelhinho se encontra mais ativo, rebelde, inclusive agressivo, sobretudo os machos. Pode iniciar os cortejos; segue você, corre em círculos ao redor de seus pés dando zumbidos. Para marcar seu território, urinará por toda parte e poderá deixar de usar a bandeja. Pode grunhir, aranhar e morder para defender-se, em caso de abertura da gaiola ou quando o esteja alimentando, sobretudo ocorre com as fêmeas, para defender seu ninho. Pode ser que suas boas maneiras desapareçam, porém é importante manter a calma e a paciência. Mexer com ele constantemente será pior. Se tiver decidido não reproduzir, pode castrá-lo. Assim seu comportamento se acalmará e facilitará o treinamento. Ele necessita de atividade e pode ser proporcionada com brinquedos e exercícios.
• COELHO ADULTO: com a maturidade vem a calma. O coelhinho se mostrará mais dócil e compreensivo, terá aprendido a não morder os móveis, a usar a bandeja etc… Lembre-se: quanto mais velho o seu coelhinho… mas inteligente ele fica!!!!

0 comentários:

Postar um comentário