sexta-feira, 14 de outubro de 2011

gerbil introdução


Este simpático roedor, mas conhecido como Gerbil, o Esquilo da Mongólia (Meriones unguiculatus), é considerado um animal dócil, agitado e não tão apegado ao homem como um cachorro, mas está se tornando um bicho muito popular e muito procurado como pet.
Pertencente a uma família diferente dos ratos e camundongos, a Gerbillinae, que contém cerca de 100 espécies, a comumente mantida como animal de estimação é o gerbil da Mongólia (ou esquilo da Mongólia), encontrada nas áreas desertas e semidesertas da Mongólia, no Nordeste da China, Ásia Central, África, Turquia e Índia.
É um animal limpo, curioso e que adora roer e retalhar papel e papelão. É pequeno, com cerca de 10 cm de corpo e quase nove de cauda, patas dianteiras pequenas, com as quais apanha os alimentos. As patas são maiores com média de 3 cm; olhos grandes, orelhas pequenas e sensíveis ao menor som; já os dentes incisivos da frente, como os do coelho, crescem durante toda a vida.

gerbil petsbr esquilo da mongólia esquilinho benmckune
Photo By: benmckune

Sua cor original é marrom dourado com as pontas de pêlo preta, mas existem várias mutações obtidas em cativeiro como, por exemplo: marrom claro, marrom escuro, preto, preto amarronzado, albino (com os olhos vermelhos), cinza, cinza amarronzado, ouro prateado, entre outras cores.É um bicho que não faz muito barulho, não produz mau cheiro e não faz muita sujeira, além de ocupar pouco espaço. Ideal para quem mora em apartamentos ou pessoas que sofrem problemas de alergia, como rinite.
Por Natalinha Vieira.

0 comentários:

Postar um comentário