terça-feira, 4 de outubro de 2011

hamster zoonose


Os hamsters são roedores, mas não devem ser confundidos com ratos. Como todos os animais domésticos, podem também transmitir zoonoses, ou seja, doenças transmissíveis dos animais ao homem. Contudo, se criados em ambiente limpo, longe de ratos e camundongos, oferecem mínimos riscos à saúde humana. Os hamsters estão se tornando animaizinhos populares entre as crianças e, na verdade, podem ser muito úteis na sensibilização das crianças.
Os hamsters também podem transmitir a Salmonella, assim como aves, jabotis e outros animais domésticos e exóticos. Alguns cuidados devem ser tomados, que incluem a lavagem das mãos com sabão após o manejo dos animais, não levar a mão à boca quando estiver com os hamsters, não beijá-los, evitar comer e beber quando estiver manejando os animaizinhos e manter a gaiola sempre limpa. É importante manter os hamster afastados de outros animais e pragas, tais como ratos e camundongos. Se tiver jabotis e tartarugas em casa, evitar o contato com estes animais também. Se houver dúvidas se o hamster esta ou não infectado com a Salmonella, leve-o ao seu veterinário e peça que faça uma coprocultura para detectar a presença da doença nas fezes.
Outras zoonoses que os hamsters podem transmitir são a coriomeningite linfocitária, doença causada por vírus. As formas graves dessa doença são raras no homem. A infestação pelas tênias Hymenolepis nana e Taenia taeniformis é possível e deve-se solicitar exames parasitológicos dos animaizinhos de estimação.
Não é necessário vacinar o hamster contra raiva ou qualquer outra doença. No momento não existem vacinas específicas para hamsters no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário