quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ração balanceada para calopsita


Existe uma série de vantagens do uso de rações balanceadas frente às tradicionais misturas de sementes, não como uma opção a mais, mas sim como a base da alimentação dos pássaros. Vamos enumerar as principais:
1) O processo de formulação da ração permite que o produto apresente os níveis de garantia exatamente de acordo com as exigências nutricionais dos pássaros. Desta forma a ração pode perfazer 100 % de sua alimentação, deixando a necessidade de suplementação apenas para situações especiais, como períodos de convalescência, reprodução e muda de penas.
2) Mesmo quando se tenta fazer uma boa composição através da mistura de diferentes tipos de sementes, enfrenta-se a questão da escolha pelos pássaros das sementes que mais lhes agradam, comprometendo a intenção do balanceamento. Na ração a composição é a mesma em cada grânulo ou partícula, o que proporciona uma alimentação uniforme.
3) Seu uso evita problemas nutricionais, como excesso de gordura e deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos, freqüentes nas dietas à base de sementes.
4) O processo de fabricação permite que a ração apresente cor, textura e aroma mais agradáveis a cada espécie de pássaro. O processo de extrusão promove alterações favoráveis, como o aumento da digestibilidade dos nutrientes, além de eliminar possíveis patógenos presentes nos ingredientes, pela ação de altas temperaturas.
5) Proporciona considerável economia, já que o consumo de ração é cerca de 30 a 40 % menor que o volume de sementes que seriam utilizadas, em função das cascas e do desperdício de sementes pelos pássaros.
6) Facilidade de manejo, pois não há necessidade da rotina diária de soprar as cascas das sementes. Deste modo a ração pode ser fornecida para vários dias.
7) A ausência de agrotóxicos, normalmente presente nas sementes e eventualmente nas verduras, evita intoxicações e doenças pulmonares. Alguns agrotóxicos podem não apresentar sintomas aparentes de intoxicação, porém podem até esterilizar os pássaros
8 ) Os pássaros não são submetidos aos riscos que acontecem no uso de alimentos frescos, como ovo cozido, que é rapidamente deteriorável, pondo em risco a saúde dos animais, em especial em períodos quentes.
Adaptação
Como qualquer outro animal submetido a uma mudança na dieta, há necessidade de um período de adaptação para a nova alimentação. Quanto mais novo o pássaro, maior a facilidade de adaptação. Pássaros habituados há muito tempo às dietas a base de sementes poderão estranhar inicialmente o novo alimento, mas também podem ser adaptados. Pássaros nascidos em ambientes onde a dieta já é a ração, são alimentados pelos pais desde o início com este alimento, sem necessidade, portanto, de adaptação.
Havendo necessidade de adaptação, deve-se proceder a mistura da ração com as sementes de costume, conforme a tabela:
1º ao 3º dia1/4 ração 3/4 sementes
4º ao 6º dia1/2 ração 1/2 sementes
7º ao 9º dia3/4 ração 1/4 sementes
A partir do 10º diaSomente ração balanceada
Caso suas aves mesmo assim tenham dificuldade em se adaptar, indicamos ainda, a retirada do alimento antigo à noite, disponibilizando apenas a ração. Torne a oferecer a mistura nas proporções indicadas na tabela ao meio dia. Deixando apenas a ração como opção no período da manhã, quando a procura por alimento normalmente é maior.
Ressaltamos que as rações podem e devem ser usadas como única fonte de alimento, ou seja, as rações devem perfazer 100% da dieta. Outros alimentos como frutas e verduras podem ser oferecidos de 2 a 3 vezes por semana em quantidade pequena como uma forma de distração para sua calopsita.

0 comentários:

Postar um comentário