quarta-feira, 12 de outubro de 2011

domestica seu hamster



http://www.flickr.com/photos/davidmasters
Geralmente, o hamster é um animal dócil, mas diferente de um cachorro, por exemplo, ele não irá com você “na boa” logo no primeiro contato, ao contrário, ele pode morder ou se jogar, caso esteja na sua mão.  Mas não faça disto um motivo para desistir de ter este bichinho tão adorável em sua casa, pois adestrar-lo é simplesmente fácil.
Primeiramente, comece acostumar o animal com a sua presença. Converse com ele (isso não fará você parecer bobo, acredite), chegue perto da gaiola, passe os dedos sobre a grade para que o bicho vá se acostumando ao seu cheiro e sua voz.
Num próximo passo, coloque a mão dentro da gaiola (aqui é importante estar com a mão limpa, pois se estiver cheirando comida o hamster pensará que é um “lanchinho” e irá morder) e com a própria curiosidade, o hamster irá cheirar sua mão e até subir nela. É importante repetir sempre este passo para que ele realmente se acostume com você.
http://www.flickr.com/photos/hamsters
Pode-se também ganhar seu animalzinho pelo estomago, oferecendo comida a ele diretamente da sua mão. Para isso, coloque a mão calmamente na gaiola e dê algo para ele (uma semente de girassol, por exemplo) e espere que ele venha. No começo, ele irá pegar somente a comida e ir para algum canto da gaiola comer, mas aos poucos, ele irá comer perto da sua mão.
Fazendo-se isso pode ter certeza que em pouco tempo, você estará brincando com seu hamster sem problemas.
O hamster será dócil e amigável se você for com ele, quanto mais interagir com o animal, mas ele será dócil e dificilmente irá atacar. Claro, que dependendo da personalidade do hamster, o processo de adestramento pode demorar um pouco, mas com paciência e dedicação logo ele cede, que uma vez ganha a confiança do hamster, ele será sempre dócil contigo e com outras pessoas. Dizem que um hamster mais novo é mais fácil de adestrar, mas acredito que independente da idade do animal, é possível a domesticação, basta ter paciência!
Então não fique chateado se ele te morder, pois as mordidas de hoje se tornarão as lambidinhas carinhosas de amanhã.
Por Natalinha Vieira.
O que JAMAIS fazer com um hamster que tem medo:
Primeiramente, devo dizer que o que a menina fez não tem a menor graça (apesar das risadinhas). O coitado do hamster estava morrendo de medo (se eles gritam, eles estão com muito medo!) e a “criança” o cutucando. Jamais cutuque seu hamster. Eles odeiam isso. Bem, só coloquei esse vídeo para exemplificar que cutucar e invadir o espaço do hamster se ele tem medo é a pior coisa a se fazer. Provavelmente, o pobre animal vai dar boas mordidas na mão dessa menina, além de nunca mais confiar nela.
Antes de tudo, devemos respeitar a vontade do animal. Se ele está com medo, comece a domesticação o mais devagar possível. Esfregue a comida nas mãos (limpas) e coloque o alimento para ele. Aos poucos, ele vai associar o seu cheiro com algo bom, e pode abrir o caminho para uma amizade. Jamais bata ou machuque seu hamster se ele morder. Nenhum hamster morde se não está com medo (ou se a mão do dono não está cheirando comida). Ou seja, bem diretamente, se o hamster mordeu, a culpa foi do dono. Mas não desista! Os hams podem ser ótimos companheiros, só precisam de tempo para se acostumar, e a paciência do dono. E respeito, sempre! Boa sorte! ;)

feito por pets br

0 comentários:

Postar um comentário